-
-
Pés de Limão (ou limoeiros) podem vingar de todos os tamanhos, desde o limoeiro anão, que cresce no máximo cerca de 2m, ou mesmo pés "normais" que podem chegar a 4,6m ou mais. O limão Meyer, por exemplo, pode ser cultivado em um vaso e ainda produzir limões de tamanho normal. Independentemente do tamanho de seu limoeiro, você deve aprender como podá-lo adequadamente. É muito importante liberar entradas de sol no centro da árvore, permitindo livre acesso também para você, que vai colher os frutos depois. A poda também cria galhos robustos, fortes o suficiente para suportar os frutos que a árvore irá produzir.
Passos
1Escolha o momento adequado para podar seu limoeiro. Limoeiros são árvores perenes, que não demonstram dormência (dão frutos o ano inteiro), tal como a perda de folhas. No entanto, o crescimento e o metabolismo destas árvores abrandam depois da colheita dos frutos. Os limoeiros - em climas mais frios - demonstram uma atividade mais lenta, e um rápido crescimento na primavera. A poda deve ocorrer durante este período de dormência (inverno) ou assim que o crescimento de primavera começar. -
2Remova todas as frutas da árvore.
-
3Pode quaisquer ramos que estiverem danificados ou doentes. Faça isto por todo o caminho em volta da base da copa da árvore.
-
4Corte os ramos menores que o diâmetro de um lápis.
-
5Pode os brotos conforme eles aparecem. Limoeiros nascem também por enxertia de ramos. Os brotos do caule ocasionarão mais ramos, e podem reduzir a produção de frutos, também afetando adversamente a saúde do limoeiro. Eles, muitas vezes, ultrapassam a altura do caule principal. Em alguns meses, se não for controlado, o nascimento de novos caules pode "sugar" os nutrientes da árvore.
- Brotos verdes, recém-formados podem ser quebrados suavemente em sua base.
- Brotos já crescidos devem ser cortados com tesouras de poda.
6Decida se você deseja uma árvore compacta ou aberta. Isso também vai depender do tipo de limoeiro que você possui. Um pequeno limoeiro de vaso pode produzir frutos de forma mais frondosa do que qualquer outro arbusto ornamental.
- Uma "poda tradicional" em uma árvore que é maior na parte inferior do que no topo irá permitir que a luz solar incida igualmente em todas as partes da planta.
-
-
7Olhe para a forma geral e o equilíbrio estético da árvore. Se ela possuir mais ramos de um lado, remova um pouco os galhos deste lado até que ela se equilibre.
-
8Retire os galhos mais baixos. Isto manterá o tronco robusto.
-
9Escolha 2 ou 3 ramos para serem os principais ramos frutíferos.
-
10Corte a ponta do caule central. Isto vai abrir o centro da árvore.
-
11Corte as pontas dos ramos principais. Isso vai forçar os ramos a crescerem mais grossos e resistentes. Ao longo dos próximos períodos de crescimento, concentre-se na poda dos principais ramos que você escolheu, corte ramos extras, quando necessário, mas permita que alguns ramos secundários cresçam. Corte todos os galhos fracos ou que bloqueiem a luz na árvore.
-
12Remova frutos pequenos demais para desenvolver os frutos maiores. As árvores não devem nutrir frutos até que estejam maduras, o que ocorre entre 3 e 4 anos de idade.
Páginas
- Página inicial
- Coentro
- Alface
- Pimenta Cumari Verdadeira
- Pimentas Cumari do Pará
- Hortelã
- Umbu
- 6 Receitas Deliciosas
- Combate as Formigas
- Pragas, Doenças entre outros !
- Benefícios do Jiló
- Calda Bordalesa
- Construção de Estufas
- Seriguela
- As pragas de tomateiros
- Benefícios da Batata Inglesa
- Benefícios da Beterraba
- Benefícios da Cenoura
- Couve e seus Benefícios
- Sucos Detox
- Caroço e o chá do abacate
- Abacate e seus Benefícios
- Melão de São Caetano e seus Benefícios
- Caruru e seus Benefícios
- PICÃO e seus Benefícios
- Brilhantina e seus Benefícios
- Beldroega e seus Benefícios
- Trançagem e seus Benefícios
- Vinca e seus Benefícios
terça-feira, 21 de março de 2017
Como Podar um Limoeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário