Esses insetos costumam atacar mais plantas de jardins e, em muitos casos, danificam até plantas de interior. São bem visíveis a olho nu, elas têm maios preferências pelas folhas jovens, e estão sempre comendo os brotos, hastes e folhas novas. Elas fazem uma teia para se proteger.As plantas que têm folhas macias estão sujeitas a serem atacadas por lagartas. As taturanas, como são conhecidas, são lagartas de pêlos e algumas espécies possuem glândulas de uma substância urticante, que dá a sensação de queimar a pele.Estes são só alguns exemplos de pragas que parasitam nosso jardim, existem também muitas espécies de fungos que prejudicam o desenvolvimento das plantas. Conheça agora algumas receitas para espantar esses insetos das suas plantas.
Lagartas
Na fase de larva, os holometábolos
(animais que têm metamorfose completa) apresentam formas variadas.
Os grandes grupos de insetos holometábolos
são: coleópteros (besouros), hinenópteros
(formigas), lepidópteros (borboletas
e mariposas), dípteros (moscas e mosquitos).
Há as larvas melolontóides,
que têm pernas pouco desenvolvidas e a cabeça separada
do corpo. Eruciformes, são larvas compridas, que apresentam três pares de pernas saindo do tórax e outros pares saindo do abdome, que servem mais para segurar uma presa do que para andar.
As desse tipo são também chamadas de lagartas ou taturanas,
eé delas que nascem as
borboletas e mariposas.
Há também as do tipo vermiforme,
que não tem pernas.
Em alguns casos, a cabeça é separada do corpo, como nas larvas de moscas e mosquitos, outras vezes formam um todo, como é o caso das abelhas e vespas.
A partir do momento em que o ovo origina a
larva, ela já é muito voraz.
Muda de pele algumas vezes, cresce rapidamente de tamanho até que se encasula, transformando-se em ninfa. Imóvel dentro da pupa (casulo), a ninfa sofre um processo que recebe o nome de histólise: quase toda a estrutura da larva é destruída e novos órgãos são formados, diferentes dos anteriores. |
|||||||||
Lagartas de pinheiro
Lagartas de pinheiro passam em procissão
nas florestas do sul da Europa, todas as
noites. Durante o dia ficam dentro de tendas de seda, e à noite elas saem à procura de comida. Saem do ninho em fila, mais ou menos cem por vez, e percorrem os galhos, com a cabeça de uma na cauda da outra.
Seguem o rastro do aroma deixado pela primeiro
e liberam um fio de seda para
guiá-las de volta para casa (como se faz para sair com crianças do jardim-de-infância..rs).
O seu instinto de seguir é tão
grande que, caso a larva-líder se confunda e acabe
juntando-se à última da fila, a procissão prossegue em círculos por horas a fio, até todas ficarem exaustas.
As larvas são cobertas de pelos venenosos,
e seu gosto ruim as proteje da maioria
dos pássaros. Somente a poupa consegue comer esses insetos, pegando de um a um quando eles passam enfileirados. Lagartas que armam tendas no alto das árvores![]() grande quantidade de ovos nos fios em torno dos galhos de árvores como a cerejeira, a macieira, e ameixeira..Nascem jno mesmo galho umas 100 lagartas e tecem uma enorme quantidade de fios de seda, formando uma tenda coletiva que as protege das aves e das formigas quando elas estão se alimentando das folhas. No começo, as jovens lagartas brancas e amarelas passam todo o tempo sob a tenda, pois ainda há bastantes cascas de ovos, brotos e folhas próximas para elas se alimentarem. Mas, conforme vão crescendo, e a comida acabando, elas têm de sair para comer.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário